sábado, 14 de agosto de 2010



O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA

" Tenho um livro sobre águas e meninos.
Gostei mais de um menino
que carregava água na peneira.
A mãe disse que carregar água na peneira
era o mesmo que roubar um vento e sair
correndo com ele para mostrar aos irmãos.
A mãe disse que era o mesmo que
catar espinhos na água
O mesmo que criar peixes no bolso.
O menino era ligado em despropósitos.
Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos.
A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio
do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores
e até infinitos.
Com o tempo aquele menino
que era cismado e esquisito
porque gostava de carregar água na peneira
Com o tempo descobriu que escrever seria
o mesmo que carregar água na peneira.
No escrever o menino viu
que era capaz de ser
noviça, monge ou mendigo
ao mesmo tempo.
O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens.
Foi capaz de interromper o vôo de um pássaro
botando ponto no final da frase.
Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela.
O menino fazia prodígios.
Até fez uma pedra dar flor!
A mãe reparava o menino com ternura.
A mãe falou:
Meu filho você vai ser poeta.
Você vai carregar água na peneira a vida toda.
Você vai encher os
vazios com as suas peraltagens
e algumas pessoas
vão te amar por seus despropósitos." (Manoel de Barros)

6 comentários:

  1. Penso no Filosofança como um espaço para fazer PERALTAGENS, onde algumas pessoas VÃO NOS AMAR POR NOSSOS DESPROPÓSITOS.
    O projeto é um espaço para SER, para ser humano! Ou seja, busco construir com os jovens um ambiente em que possamos ser quem realmente desejamos, ou simplesmente quem conseguimos ser naquele momento (o melhor na sua imperfeição e fragilidade). Um espaço, mesmo que em alguns momentos somente virtual, para expressar, para experiementar, para errar, acertar, ser aceito, aceitar, criar, chorar, vacilar, desanimar, mas nunca desistir! Nele, vivenciamos o que é ser gente, gente da melhor espécie, sem ser super-herói, mas super, demasiadamente humano. Sempre busquei e ainda busco poder SER simplesmente, poder EXISTIR EM TODA A MINHA INTEIREZA, DESCOBRINDO AS MINHAS POTENCIALIDADES E TENDO OPORTUNIDADES DE DESENVOLVÊ-LAS. Quero o Filosofança assim: a realização dessa busca que não é solitária, mas só faz sentido se for compartilhada com todos vocês. Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Ai mãe que fofo ^^, amei o desenho, e a frase, pra mim é Filosofança, é mais que a dança, que a filosofia, é mais que muita coisa, é um meio que me possibilita pensar nos meus sonhos, é algo que já faz parte de mim, em toda a minha não inteireza, é algo mágico que não tem um porque, ou como, ou quando, e sim um livre e intenso gostar, amar, sentir, viver... ^^

    ResponderExcluir
  3. na vida temos expectativas diferentes,sonhos,emoçoes.
    mas o filosofança nos unir pelo um so objetivo.
    a esperança de criar um mundo melhor atraves da filosofia.A dança a nos superar nossos obstaculos a ser pessoas melhores, por isso nao temos de deixar nos desanimar, e se isso acontecer devemos absorvê-las melhor e ainda transformá-las em motivação.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não conhecer bem o projeto, parece-me muito interessante... O blog é muito bom, (valeu Gabrielle se não fosse vc eu não o conheceria...alguma coisa de bom vc fez pra mim...rsrs) Parabéns Dili pela iniciativa... e muita força pra continuar com o projeto... não só pra Dili mais pra todos que participam do filosofança...

    ResponderExcluir
  5. A propósito, sinto falta de mais participação dos integrantes do projeto...visto que é um projeto que trabalha com jovens acredito que se não todos a maioria faz parte desse mundo virtual e concerteza poderiam contribuir muito com esse espaço, que vejo como uma extensão do projeto...

    Abraceijos!

    ResponderExcluir
  6. adorei muito o texto,a ilustraçao nem me fale(^^)
    acho que o filosofança é um lugar onde podemos buscar inumeras coisas:a companhia,um sentido pra viver,um ombro pra chorar,diversão,etc...talvez SER em toda sua {não}inteireza...rsrsrs.Ao menos são poucos os momentos em que realmente nos sentirmos inteiros,talvez por isso nossa busca.Acho muito interessante o comentario da Angelica,mas acho que mesmo nao comentando no blog,acho que todos os integrantes do grupo levam consigo a sementinha que em muitos momentos da vida floresse e da seus frutos.Não sei como explicar mas o filosofança e bem maior que uma coreografia,que comentarios em um blog...não digo que o filosofança seja uma "escola-de-viver" porque são "jogadas" as ideias e as pessoas pegam umas de um jeito outros de outro, acho que podem ter pessoas q nem intendam...acho que tem bem a ver com o texto nesse aspecto,o "pegar agua na peneira" pode ser inviavel olhando de um modo bem racional,mas pode ser possivel olhando de um modo mais desvairado mais figurativo,o pegar agua com a peneira pode ser um desejo ou um soho que parece ser impossivel ao olhar dos outros,mas quando se quer e se busca,as chances de conseguir sao bem maiores.O personagem do texto brinca com as palavras e no inicio e julgado por ser tao desvairado.No filosofança podemos nos desvairar e conseguir se sentir normal porque e um pior que o outro rsrsrsrsrsrs
    "o filosofança e nosso cantinho de pegar agua com a peneira!"

    ResponderExcluir