quarta-feira, 15 de setembro de 2010

COLETIVO FILOSOFANÇA

O COLETIVO FILOSOFANÇA é a organização do projeto antenada aos assuntos da contemporaneidade, sem hierarquia, sem censura, expressando-se pelas várias mídias e linguagens artísticas, criando tudo coletivamente, apresentando-se em diferentes espaços, buscando inovar (ou ao menos discutir se hoje isso ainda é possível), interagir e dizer alguma coisa - filosofar, claro!

O COLETIVO É O ESPAÇO PLENO DA LIBERDADE DE CRIAÇÃO... Mas de toda essa liberdade deriva um problema:

- O que fazer ou o que fazer primeiro, se posso fazer o que quiser?

34 comentários:

  1. E cá estou eu novamente.
    Falar de liberdade é ter a certeza do desdobramento de vários problemas... Liberdade: Conceito vivido ou aspirado? é possivel uma liberdade coletiva? Se todos os indivíduos estiverem 'espiritualmente' livres, então naturalmente o coletivo será livre? será que é possível o homem ser realmente livre, já que seus pensamentos não podem ser postos em prática por causa de uma civilidade imposta para uma ordem coletiva? talvez procurando compreender no coletivo a diferença consigamos saber o que fazer primeiro, pois, ou nos tornamos artistas de nossa existência na alteridade, marcando a diferença como um propulsor da criação, ou nos tornamos racistas e preconceituosos conservando o gozo que situa o Outro radical apartado e discriminado de nós.
    Concordo quando Kant diz que se fôssemos totalmente racionais e essa racionalidade fosse livre e autônoma, teríamos como dever natural um imperativo de ação em vista do bem comum. No entanto mesmo com toda capacidade abstracional e teorética que se arroga a racionalidade humana, ela está inserida numa simbólica e por isso não consegue ser livre. A liberdade não é autônoma, não é consciente de si mesma: ela se acredita livre de dentro de sua prisão. Quando livre de fato, é pulsional, criativa, puro sentimento e ultrapassamento que só depois é apreendido e colocado nas rédeas pela racionalidade. Quando esse novo é codificado pela racionalidade de algum jeito, esse novo conseguiu se fazer na alteridade e compor os discursos coletivos. E assim, parece-me, que a Arte e a Filosofia transformam o mundo e as gentes.
    É isso não responde a questão do que fazer primeiro, se posso fazer o que quiser? Pra variar eu nunca chego a uma resposta final do que inicialmente reflito, mas é isso tava com saudade de postar alguma coisa por aqui.

    Abraceijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida, eu estava com saudades de você!!! E novamente terminei de ler o seu post "de boca aberta". Sua sensibilidade, sua profundidade, sua beleza me encantam... Já está tudo em você, você já é. Talvez por isso termine suas indagações sem respostas... Penso que não há resposta possível fora do ser, do existir simplesmente, porque a linguagem não dá conta de abarcar a existencia. É um milagre mesmo, um mistério! É grandioso demais e, por isso, resta-nos ser e fruir isso. Estamos presentes, aqui, agora, nesse momento, respirando e existindo. Para mim isso é liberdade. E penso que a melhor maneira de desfrutar dessa liberdade é no coletivo, no grupo, na comunidade, na ajuda, na entrega, na reintegração, na religação com o todo e com todos que quiserem ser PRESENÇAS COM-migo.
    O QUE FAREMOS PRIMEIRO, SE POSSO FAZER O QUE QUISER? Vamos ser juntos? Vamos existir juntos e nos empodeirar de criar (no sentido de estar presente) cada novo momento, novo dia, nova história da nossa existencia? Vamos fazer isso juntos, reconhecendo nossos limites? Reconhecendo que isso não será possível o tempo inteiro, que podemos errar, falhar, duvidar, chorar, mas que não temos culpa de nada? Que tudo é válido desde que seja verdadeiro para nós? Que seja vivido, sentido e COM-partilhado? Talvez esse seja o primeiro passo do COLETIVO FILOSOFANÇA: a aceitação do convite de COM-partilhar e o início do COM-partilhar, do estar junto, entregues... A liberdade não precisa ser COM-provada só com grandes feitos; acho que nem todo mundo precisa ser mártir para ser livre, inteiro, verdadeiro, honesto, feliz... Conseguir ser feliz na sua pequenez é para os grandes. "A grandeza do ínfimo", como nos ensina Manoel de Barros.
    Não sei se você já leu o livro TRATADO GERAL DAS GRANDEZAS DO ÍNFIMO desse poeta incrível. Fica aí mais uma sugestão minha.

    Agora me veio uma idéia para iniciarmos uma ação do COLETIVO FILOSOFANÇA, já que somos livres e podemos criar o que quisermos: o que acham de enumerarmos tudo que, para nós, é aparentemente pequeno (ínfimo) mas na verdade é grandioso, porque representa muito? Porque é muito para nossa existência?

    Ainda não sei a resposta de vocês, mas se sou livre, quero começar a executar a minha idéia... Agora!

    ResponderExcluir
  4. Receber cócegas nas costas; fazer cafuné em quem eu amo; dançar para mim mesma; olhar nos olhos; ouvir histórias; conversar; aprender algo; dormir depois de ter insônia; ler livros; comer chocolate quando acho que não posso; ver a entrega de alguém; ouvir música; sorrir; cheiro de flor quando chego em casa a noite; céu de Brasília; goiabada com queijo; casadinho da Lourdinha; ver minha mãe esperar meu ônibus seguir viagem; arroz com suan da minha tia; sonhar com meu pai que já morreu; vestidinhos; amizade verdadeira que até dói o coração; compartilhar; ler filosofias; filosofar; falar o que dá na telha; escrever rápido o estou sentido e até perder o fôlego pela rapidez, tudo isso para não deixar a idéia, a sensação escapar...

    ResponderExcluir
  5. É incrível como a Angélica EMPOLGA as pessoas kkkkkkkkk

    Bom, não sei muito se concordo com você mamys, porque sou mais individualista e acredito que a verdadeira liberdade se exerça dentro de você mesmo, e que a liberdade coletiva seja, muitas vezes, uma liberdade camuflada. No coletivo, grupo, etc, há um certo jogo de interesses, a meu ver isso ocorre em todo tipo de grupo, onde a minha liberdade pode ser privada em função da liberdade do outro, ou muitas vezes pode ser exercida em partes pela "conciliação" de interesses feitas pelo grupo.

    Primeiro você se descobre sozinho, para depois se descobrir juntos. Existir em sua essência não é algo fácil, mas ocorre primeiro no Eu do que com os Outros.

    Para mim não existe uma liberdade, em sua totalidade, no grupo, e nem no mundo real de fato pois existem leis, ordens, hierarquias, etc, que nos impedem de exerce-la. Pegando a citação de minha querida Angélica:

    "será que é possível o homem ser realmente livre, já que seus pensamentos não podem ser postos em prática por causa de uma civilidade imposta para uma ordem coletiva?" (Angélica)

    Se esta liberdade, que ocorre nos pensamentos, não pode ser executável como algo concreto, porque se executaria em grupo? Não ocorreria como já disse anteriormente como uma liberdade fragmentada? não seria mesmo necessária essa liberdade fragmentada no coletivo, já que com uma liberdade total nunca se entra em consenso?

    Se partimos da problemática de que o outro é importante para minha vida, e de fato isso se confirma, essa liberdade fragmentada que tenho com ele, seria de fato possível para que a minha existência coletiva se concretize?

    Abraços cordiais (como diz o Basso) e Beijos dançantes (como eu mesma digo rsrs)

    ResponderExcluir
  6. Respondendo a ação do CF.

    Gosto de beber coca cola até não aguentar mais, comer chocolate quando tenho vontade, conversar besteira no meio das aulas e de coisas sérias, comer a comida da minha mãe, jogar vídeo game sozinha, ouvir muita música no ônibus para viajar na maionese, assistir house milhares de vezes pq me deixa feliz, ficar horas olhando a roupa que vou vestir, twittar, escrever de vez em quando, receber abraços, cantar, ter insonia pq me causam pensamentos muito legais sobre muitas coisas, dormir, gritar quando estou triste ou estressada, filosofar sem obrigação, Olhar o céu a noite e ficar pensando mil coisas ou nada, enfim mtas coisas ...

    ResponderExcluir
  7. A liberdade coletiva e muito problemática e disfarçada,a sua liberdade não é igual a do outro então todos acabam ficando presos num tipo de liberdade que não existe.A liberdade coletiva e basicamente "feita" para agradar o outro.

    É claro que devemos COMpartilhar com outras pessoas momentos bons,mas pra tudo tem limites , e não tem que ser difente com essa coletividade intensa que o ser humano sempre quer ter.

    ResponderExcluir
  8. Gosto de fruta do conde; de andar descalça; de brincar na rua; de curtir a preguiça; de dormir a tarde quando estou de folga; de gatos; da Maria Betânia e do Ney Matogrosso; de inventar moda; de comer à noite; de ficar acordada a madrugada inteira; da saudade; da melancolia; de arte triste; de chorar...

    ResponderExcluir
  9. No CF vocês pensam somente em agradar os outros? Quais são os jogos de interesses que nos envolvem? Quando você escolhe estar junto, você não está sendo livre, justamente porque aceita se limitar um pouco para estar COM? Se eu ESCOLHO estar com o outro não é porque aceitei limitar a minha atuação para não desrespeitar a liberdade do outro e assim também serei respeitada? Eu penso que isso é ser livre e reforço a minha idéia de que SOU LIVRE E QUE NÃO ACREDITO NA LIBERDADE ABSOLUTA E QUE NÃO PRECISO SER ABSOLUTAMENTE LIVRE PARA AFIRMAR QUE SOU LIVRE!!! Por isso, tenho valorizado as coisas ínfimas, pequenas, e isso, para mim, é felicidade.

    ... estar todos os sábados no Filosofança; criar coletivamente; me empolgar no projeto; criar junto; ter idéias mirabolantes; ter minha liberdade conscientemente diminuída desde que seja para estar ao lado das pessoas que eu amo; sentir o amor...

    ResponderExcluir
  10. Gosto dos meus chocolates com café ou vinho; ler; ouvir musica (em especial Los Hermanos); sorrir de besteiras com amigos; abraçar minha vó toda vez que chego em casa; acordar c/ meu irmão pulando em cima de mim; assistir filmes; viajar conversando com crianças; cozinhar p/ as pessoas que amo;tomar banho na chuva (Obs: qdo isso acontece por aqui);bebemorar com os amigos...

    ResponderExcluir
  11. Pão com manteiga quentinho; chá de erva cidreira; biscoito frito; pamonha, curau; milho cozido; massagem nas costas; suco de graviola; doce de leite; tortinha de morango do Vila Verde; bolo suflair; festa de aniversário; escrever nos meus caderninhos...

    ResponderExcluir
  12. recortar papel; desenhar formas geométricas; convencer alguém das minha idéias kkkkk; CANTAR; ouvir, dançar e cantar samba; chorinho; Melodia Sentimental do Villa Lobos...

    ResponderExcluir
  13. Gosto de chocolate amargo , toddy,baton, big big,escrever, cantar,dançar pra mim,sentar no vaso(com a tampa fechada) e ficar pensando,me olhar no espelho e ver o quanto sou esquisita...

    ResponderExcluir
  14. Gosto de gostar, gosto de ouvir o barulinho da janela do msn, de fazer o som de uma musica balançando a cabeça, de ouvir musica clássica e viajar nas composições, de ficar discutindo astrologia e coisas do tipo com os outros por mais que eles nao goste kkk, de deitar no colo da minha mãe quando ela esta vendo tv pois sempre recebo cafuné \o/, de jogar counter ouvindo rock srrs, amo imaginar as coisas por mais bestas que possam parecer ...

    ResponderExcluir
  15. Gosto de me empolgar e de ser empolgada; gosto de sentir o vento levantando os meus cabelos; gosto de dormir no sofá; gosto de ouvir música no carro; gosto de beber chafé; gosto de observar as pessoas; gosto de me sentir especial quando algo de bom me acontece; gosto de tudo que tem açúcar; gosto de ser mineira e falar UAI e comer as palavras...

    ResponderExcluir
  16. Gosto de adolescentes; gosto de crianças até 10 anos; gosto de criar aulas; gosto de pensar em como realizar meus sonhos; gosto de sonhar; gosto de acreditar que até o impossível pode acontecer...

    ResponderExcluir
  17. Amo assistir aos jogos do VASCO; doce de leite da minha vó; ouvir as histórias dela; ver o sol nascer com os amigos; fazer esses post's; receber beijo; abraço; o não, o sim; o som de um bandolim...

    ResponderExcluir
  18. Gosto de criticar as coisas hauhua, gosto de gostar de vc mãe, e da sua companhia, gosto de comprar tic-tac e comer um atras do outro, gosto de digitar, de fotografar, gosto de não gostar de crianças, gosto de pegar durex e ficar enrolando em todos os dedos da mão, gosto de conversar com meu pai sobre jogo, gosto de jogar guitar hero, gosto de desejar as coisas e ficar pensando mil maneiras de consegui-las e depois na maioria das vezes desistir, amo deitar no chão e ficar imóvel ouvindo música ...

    ResponderExcluir
  19. Gosto de estrogonofe de frango, gosto de café com leite, gosto de CSI(MYAMI,LAS VEGAS), gosto de conversar com a Gabi e com o Luis no MSN, gosto da intriga da Gabi com a Sulamita, gosto de ler os posts filosofanticos, gosto de ler os comentários tbm, gosto de ir pra igreja, de comer batata frita e tomar suco de maracujá com leite da Planet, gosto de amendoim japonês, gosto de pão com manteiga, gosto de sentir saudades da Dili e do Tap Five(isso mostra que eu os amo muito), gosto de sentar no chão e ler um livro, gosto de assistir filmes, gosto de jogar UNO comendo DORITOS apostando BIS (de madrugada na casa da Vó), gosto de jogar boliche, gosto de me desesperar quando lembro da performace que tenho que criar e ainda não fiz nada, gosto de Hot Cracker, gosto de ouvir musica de todos os tipos e tempos...

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto de sexo, porque poode ser desejo e atração, as vezes não significar nada, e outras pode ser amor confiança e cumplicidade, bom, em ambos os casos sexo é sempre muito bom. Gosto da minha sincerridade, e gosto de pessoas que conseguem ser verdadeiras, apesar desse mundo de aparencias. Gosto de música e de coca-cola, gosto de ler e de discutir filosofia em rodas de Cerveja, gosto de filmes e de tocar meu violão.

    ResponderExcluir
  21. é Devid há contradição ai nessa afirmação 'sempre é muito bom' MAS ta valendo é bom mesmo (rs); gosto de conversar com o esse pretinho ai de madrugada, gosto quando ele entende até o que nunca falei; gosto de roda de capoeira...

    ResponderExcluir
  22. Gosto de sujar as mãos de tinta e sair sujando tudo pela frente, gosto de me sujar, de jogar UNO comendo DORITOS apostando BIS e bebendo COCA ( na vó de madrugada) rsrs, gosto de sentir saudades porque significa que eu realmente gosto do que sinto saudades, de usar o all star sempre sujo, de deixar a água do chuveiro cair no meu rosto

    ResponderExcluir
  23. Gosto de sorrir, de chorar, gosto de dançar, gosto de cantar debaixo do chuveiro,gosto de conversar com o William, gosto de echer o saco do padre e 'fila-bia' na casa paroquial, gosto de pensar no que gosto, gosto de conversar com criançinhas que não sabem o que é sapateado, gosto de me jogar na cama, gosto de ficar viajando na maionese enquanto converso com alguem, gosto da maionese da Planet(eles colocam algo nela... é muito boa...), gosto do London, gosto de viajar pra Uberlândia, gosto de pão de queijo, gosto de Power Ranger, As Três Espiãs Demais, a turma do bairro, Du Dudu e Edu, gosto de comer...

    ResponderExcluir
  24. ACHO QUE O QUE EU MAIS GOSTO ULTIMAMENTE É ABRIR O BLOG E VER QUE TEM POSTS...
    Adoro gostar de vocês que estão sempre ao meu lado, independente do tamanho da loucura que proponho; gosto de ser respeitada em minha loucura; gosto de descobrir os talentos das pessoas e innsistir muito para que elas reconhecçam seu talento (a Angélica que me aguarde, hehehe)...

    ResponderExcluir
  25. Gosto de quem gosta da dili

    ResponderExcluir
  26. Eu adoro as loucuras da Dili rsrsrs, e de embarcar nelas, e de rir das coisas que acontecem com ela, é o que eu mais gosto kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  27. Eu ADORO quem gosta de mim do jeito que eu sou (com o pacote todo) e quem gosta das minhas loucuras, porque sem elas eu me perderia de mim mesma. Sou louca mesmo e gosto de ser assim...

    ResponderExcluir
  28. Caros colegas de COLETIVO FILOSOFANÇA, quem gostaria de fazr TAF na semana que vem? A gente marca um horário que dê para todo mundo e fazemos em pouco lugares! O que acham do TAF ser inspirados nessa ação de enumerar as pequenas coisas que gostamos? Alguém tem uma idéia de como poderia ser a ação? Beijos...

    PS: se alguém não souber o que é TAF, pergunte por e-mail para os membros do Filosofança, porque esse é um termo secreto!!!

    ResponderExcluir
  29. KKKKKKKKKKKKKKK
    NINGUÉM DIZ HEIN
    ADORO TAF
    JA QUE É SECRETO
    NAO PODE DIZER CERTO ?

    ResponderExcluir
  30. QUERO FLORESCER
    SER FLOR E SER
    FLOR E SER
    QUERO CRIAR MINHA ARTE DA RESISTÊNCIA!!!

    ResponderExcluir
  31. iiiHaaa isso ai to com voces agora, pra multiplicar, falow abraços

    ResponderExcluir
  32. gosto de cheiro de terra molhada
    pisar em folhas secas
    gosto de ir na casa da VÓ de ano em ano
    e comer a comida da TIA
    gosto da GABI , PRI , DILI, e do LUIS
    gosto de jogar uno com eles
    goste de todos os sabados da minha vida
    gosto dos meus textos e de escreve-los tambem
    gosto de pensar e agir
    e as vezes ficar acomodada ...

    ResponderExcluir
  33. Também gosto de todos os sábados da minha vida, mesmo meu pai tendo morrido em um sábado (foi triste, mas, com a sua morte, aprendi muito sobre como viver melhor); gosto também de todos os domingos, porque foi o dia em que eu nasci e o dia que eu decretei como o oficial da preguiça(se tiver vontade de fazer alguma coisa, fico bem quietinha esperando a vontade passar); gosto de ver as pessoas se expressando e tendo corragem de ser elas mesmas; gosto de saber que os filosofânticos gostam da minha família, dos meus amigos e da minha cidade natal; gosto de ver a Gabi brava comigo, ficar sem conversar, mas depois fazer as pazes, porque ela é minha filha e eu a amo; gosto de ver as pessoas crescerem, amadurecerem, se descobrirem; gosto de ajudar, de dar conselhos, mesmo quando ninguém pediu; gosto de gostar e de ter por quem gostar...

    ResponderExcluir