O filme conta a história de Amélie, uma menina que cresceu isolada das outras crianças. Isso porque seu pai achava que Amélie possuia uma anomalia no coração, já que este batia muito rápido durante os exames mensais que o pai fazia na menina. Na verdade, Amélie ficava nervosa com este raro contato físico com o pai. Por isso, e somente por isso, seu coração batia mais rápido que o normal. Seus pais, então, privaram Amélie de freqüentar escola e ter contato com outras crianças. Sua mãe, que era professora, foi quem a alfabetizou até falecer quando Amélie ainda era menina. Sua infância solitária e a morte prematura de sua mãe influenciaram fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relacionava com as pessoas e com o mundo depois de adulta.
Após sua maioridade, mudou-se do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre onde começou a trabalhar como garçonete. Certo dia, encontra no banheiro de seu apartamento uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador do apartamento. Decide procurá-lo e entregar o pertence ao seu dono, Dominique, anonimamente. Ao notar que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e remodela sua visão do mundo.
A partir de então, Amélie se engaja na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para sua existência. Em uma destas pequenas grandes ações ela encontra um homem por quem se apaixona à primeira vista. E então seu destino muda para sempre…
Documentário: Palavra Encantada
Direção: Helena Solberg
Sinopse: Palavra encantada percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre música e poesia. Ds poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, o filme traça um panorama da música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos emocionantes, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens.
Qual a relação do documentário com a pesquisa das Performances Filosofança?
O filme é legal, percebe que as coisas simples da vida podem ser mto significativas, como artista percebi que posso através da minha arte ajudar pelo menos as pessoas ao meu redor, de alguma maneira a se sentirem mais felizes, e que isso é uma imensa satisfação minha, já que me realizo com isso :P
ResponderExcluirContinuando: O filme também nos permite lembrar o quanto a relação de si com o meio e com o outro é importante, tanto na contrução do ser como na construção da arte. Como artistas temos que notar que ser diferente em uma sociedade que impõe seu ritmo é algo do ser enquanto individuo, e que não se trata de uma coisa ruim. Ajudar o outro de maneiras diferentes é e sempre será uma maneira particular e contrutiva de INOVAR.
ResponderExcluir(gessica)amelie foi uma garota privada da vida,das experiencis da vida,mas diferente do que as pessoas pensavam,ela desenvolveu sua essencia,se tornou uma pessoa brilhante e encontrou sua propria maneira de exteriorizar sua forma de ver a vida.Porem o mundo que criou de si era tao seguro e magico que a fez se limitar apenas a ele.tudo muda quando percebe q esta apaixonada e que prescisa a aprender a lidar com outras pessoas e sair de seu mundo particular.Ao meu ver o filme mostra que as pessoas tem q aprender a dar valor nas coisas nao por seu tamanho,mas pelo sentimento e significado que podem trazer.Todos nos temos nosso mundo particular,embora muitos so se lembram dele pra refugio e esquecem que ele serve para muitas outras coisas alem disso.Saber unir nosso pequeno mundo magico ao mundo real de pessoas e experiencias, onde e posoto na pratica,e que pode nos fazer muito especiais e unicos.Todos temos limitaçaoes,mas devemos a prender a lidar com elas da melhor forma possivel.Cada dia nos reserva algo novo,que nos faz crescer,pensar,e nos acrescentar.Sonhar e muito bom,mas viver nosso sonho pode ser muito melhor.
ResponderExcluir(gessica)continuando...Se contribuirmos de nossa maneira (e nosso mundo interior pode nos ajudar muito)se quer um pouco a levar esperança e felicidade a ao menos as pessoas a nosso redor,isso contagia e acaba tambem se refletindo em nossas vidas.
ResponderExcluirBom para a MINHA performance não ajudou em nada, não tirarei aproveito de nada que vi neste filme, ou seja, para mim foi bastante inútil.. :D
ResponderExcluirO filme Palavra Encantada contribuiu para minha performance não diretamente, mas de forma indireta. Logo no início do filme eu percebi a idéia de associação. Associar uma coisa à outra de forma obtermos um produto cultural(que transmite conhecimento) e ao mesmo tempo original porque por mais que duas pessoas escolham objetos iguais, a forma de organizá-los é bastante individual e subjetiva. O filme contribuiu mais ainda na hora dos debates. No qual eu descobri que não apenas o que nós criamos é produto de uma associação, mas nós somos como pessoas produtos de uma associação de vários pensamentos, comportamentos, movimentos dentre outras coisas que compõem o nosso EU e nossa personalidade.
ResponderExcluirah...o filme mostra como as linguagens que no caso sao a musica e a poesia podem se encontar...e mostra para nos tambem experimentar-mos as linguagens disponiveis em nossa performace...isso a tornara mais rica, e tabem podera contribuir com a expressao de nossas ideias e sentimentos
ResponderExcluiruau, um dia conseguirei extrair algo de filmes, quero ser como vocês :D
ResponderExcluir