segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Filosofança e Gigliola Mendes - CONTATOS: 61-81633316 - filosofanca2007@gmail.com

Alguns integrantes do Filosofança em 2007


Alguns integrantes do Filosofança em 2008


O Filosofança busca a utilização da filosofia e da dança no contexto educacional para a construção da autonomia intelectual, corporal e moral do aluno e para a Educação Estética. De acordo com a teoria de Duarte Junior (2008), a educação estética é a formação de pessoas mais sensíveis à sua condição humana e à sua realidade através da Arte, levando-as a pensar de forma crítica o contexto em que estão inseridas. Os resultados concretos alcançados pelo Filosofança, desde o seu início em março de 2007, encorajam-nos a investir cada vez mais no projeto e na pesquisa que o acompanha, para que consigamos definir quais os elementos fundamentais para uma formação consistente e libertadora dos adolescentes e das crianças de hoje. O projeto busca a imersão do jovem no contexto em que vive (no vivido), porque acreditamos que o homem constrói cotidianamente o seu mundo: ele é um fenômeno que se revela e significa o seu mundo à medida que vive. Nesse sentido, a busca do aluno será pelo movimento autêntico, por sua forma de expressão única e individual, por sua maneira de dançar, correspondente à sua maneira de ser, às suas escolhas, ao seu mundo, que é dinâmico. O objetivo do Filosofança é traduzir no corpo um pensamento, ou melhor, o que o aluno pensa, a sua concepção de mundo.


Foto de Daniela Goulart

Me chamam de Dili, sou professora de Filosofia e de dança (várias), moro em Brasília, sou bailarina desde os 3 anos de idade, atualmente danço na Anti Status Quo Cia de Dança. Sou a criadora e diretora do Projeto Filosofança, iniciado em março de 2007, que acontece em São Sebastião-DF, com adolescentes e pessoas da comunidade. Tudo o que fazemos no projeto é criação coletiva, não temos patrocínio, mas uma imensa vontade de dançar, criar e conquistar tudo que pudermos, independente das dificuldades. O objetivo do trabalho é conduzir e auxiliar os jovens na construção de sua AUTONOMIA (entendida no sentido mais amplo possível), através da Filosofia e da dança (movimento, não importa a técnica utilizada). Buscamos definir o nosso método - o Filosofança!

Foto de Daniela Goulart










6 comentários:

  1. eu amoooooooo filosofança ja fiz parte desse grupo mais sair mais eu nunca vou desistir dos meus sonhos obrigada ao grupo todo amooooooooo vcs principalmente a dili bjaooooooooo para todos

    ResponderExcluir
  2. jozziquezzia12/07/2010, 12:35

    sou uma das mais novas integrantes do grupo , tenho observado desde o seu início mas só agora estou dentro , para dar minha contribuiçao atraves da dança comteporanea e me conectar nesta maluca filosofia de vida que o filosofança vem construindo com tanto carinho,cá estou."DANÇAR É A FRUSTRAÇAO VERTICAL DE UM DESEJO HORINZONTAL" .JOZZIQUEZZIA

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro vocês e aprendo demais com a nossa convivência. Que bom que topam experimentar danças e pensamentos diversos no Filosofança. Beijo gigante e um desejo maior ainda de que vocês estejam sempre contribuindo com o projeto.

    ResponderExcluir
  4. dili sou eu a jessica mulher eu te procuro no orkut e as outras pessoas ñ te axo por favor me procura add awe no orkut e jessicaparacuru@hotmail.com se vc num tiver orkut pede pra alguem do projeto mandar pra mim!!!!bjokas!!!!

    ResponderExcluir
  5. Vou adicionar no msn, beijos, fica bem, Dili.

    ResponderExcluir
  6. dilli add entaum o meu msn e jessykkalopes@hotmail.com!!!vlw bjos morrendo de saudades aqui

    ResponderExcluir