sábado, 12 de junho de 2010

Confiança

Alguém para desabafar, alguém para contar nossos segredos, alguém para rir conosco de nossas mancadas... Pois é, todos nós estamos à procura de alguém em quem confiar.




A confiança nos retira o sentimento de solidão, pois é uma porta que permite a entrada de pessoas em nossa vida. Cabe a nós deixarmos que elas entrem ou não. Quando não confiamos em ninguém, nos tornamos solitários, fechados, resmungões e não seguimos em frente. Ao contrário, quando temos alguém em quem confiar, somos alegres e cheios de vida, pois preferimos confiar nas pessoas que amamos, já que estas nos fazem crescer.


Em um mundo como o nosso, onde aquele que é superior aos outros consegue os melhores cargos, é difícil cultivar amizades verdadeiras. É difícil confiar, pois a qualquer hora podemos ser traídos. Mas será que já nos perguntamos se somos capazes de receber a confiança dos outros? Se seríamos capazes de trair o próximo?


Afinal, o que seria traição? Enganar uma pessoa? Romper um contrato social? Revelar os segredos de alguém? Usar mascaras na frente dos outros? Pois é, a traição está mais próxima de nós do que imaginamos. Ela faz parte da nossa vida. Um bom exemplo é quando colamos em uma prova e tiramos uma ótima nota. Não enganamos somente o professor, mas a nós mesmos. Traímos nossa própria confiança, pois se nós não acreditamos no que aprendemos e no que somos capazes e encontramos uma outra forma de nos dar bem, assumimos mentiras, neste caso, uma nota que não é nossa.


Se não somos capazes de confiar em nós mesmos, seriamos capazes de confiar nos outros? Ou ainda, ser uma pessoa de confiança? Está ai um ponto que mexe com o nosso humano jeito de ser: é preciso que os outros ganhem a nossa confiança, mas não sabemos como demonstrar a nossa fidelidade ao outro.


Na dança é assim, não nos construímos sozinhos, precisamos do outro. E para isso é necessário acreditar. Acreditar no coreógrafo e na coreografia, acreditar na música e nos passos, acreditar nos dançarinos e no público, acreditar na iluminação e no figurino, acreditar nos outros e em nós mesmos, acreditar...


Somos um grupo, vivemos em comunidade, dependemos tanto das pessoas como elas dependem de nós. Não há uma receita para se transmitir confiança. Há o tempo, o tempo necessário para que se possa tomar decisões e mostrar aos outros e a nós o valor de nossas atitudes.
Yasmin Gomes

2 comentários:

  1. A confiança é um dom, que não pode ser perdido, pois demora pra ser reconquistada.
    A pessoa que escreveu esse texto é muito sábia.
    Meus Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom,creio que o confiar tambem é arriscar, pois nós não sabemos o que nos aguarda lá na frente e não se tem como saber como aquela pessoa que você depositou sua confiança vai agir.Nós estamos sempre em mudança.O meu "eu" de hoje não é o mesmo de amanhã.
    Em tudo na vida prescisamos do outro.Para que alguém fique lá em cima no topo, é necessário alguém lá em baixo.No entando o que na minha opinião difere uma pessoa que possamos confiar da não possamos confiar é esse reconhecimento, do "eu" que se coloca no lugar do outro "eu" e que reconhece que ao mesmo tempo que alguém prescisa dele, ele prescisa do outro e por aí vai...adorei seu texto Yasmin...ARRASOU!!UHU!!

    ResponderExcluir