terça-feira, 9 de março de 2010

Trechos para refletir!

Nossa natureza interior é indestrutível, porque somos apenas uma manifestação da força da vida, a vontade, a coisa em si que continua existindo eternamente.

Trabalho, preocupação, cansaço, problemas é o que enfrentamos quase a vida inteira. Mas se todos os desejos fossem satisfeitos de imediato, com que as pessoas se ocupariam e como passariam o tempo? Suponhamos que a raça humana fosse transferida para a Utopia, lugar onde tudo cresce sem precisar ser plantado e os pombos voam assados ao ponto, onde todo homem encontra sua amada na hora e não tem dificuldades com ela: as pessoas então morreriam de tédio, se enforcariam, se estrangulariam ou se matariam, e assim sofreriam mais do que já sofrem por natureza (Schopenhauer, citado por Yalom, 2006, p. 224).

DESAFIO DO COTIDIANO: como ser ético no mundo arbitrário em que vivemos? Estamos dispostos  a renunciar a conveniência social em nome da ética para o bem coletivo?
O QUE FAZER?

Se houvesse  apenas um ser humano no universo, o sentido de tempo seria bastante simples. Mas acrescente apenas mais um e, bem, você conhece a história. Cada escolha cria ondulações ao longo do tempo e dos relacionamentos, ricocheteando em outras escolhas (YOUNG, 2008, p.163).

Os paradigmas dão força às percepções e as percepções dão força às emoções. A maioria das emoções são reações àquilo que você percebe: o que acha verdadeiro numa determinada situação. Se sua percepção for falsa, sua reação emocional a ela também será falsa. Então verifique suas percepções e além disso verifique a verdade de seus paradigmas, dos seus padrões, daquilo em que você acredita. Só porque você acredita firmemente numa coisa não significa que ela seja verdadeira. Quanto mais você viver na verdade, mais suas emoções irão ajudá-lo a ver com clareza (YOUNG, 2008, p.183 e 184).

6 comentários:

  1. Gabi a Linda :D11/03/2010, 14:57

    O que é na verdade ser ético? a ética pode ser definida como nosso modo de ser, é a pratica do bem para o individuo ou a sociedade, mais as vezes não conseguimos ser totalmente éticos, pois há certos momentos e cituações em que não somos capazes. Ser ético sem ações é totalmente inútil. Não precisamos renunciar totalmente a conveniencia social para o bem coletivo. Se cada um quiser realmente praticar a ética temos que aprender a conviver com os diversos tipos de pessoas e se tornar ativos na sociedade, temos que sempre ter a conciência que ser ético não é a unica coisa que vai fazer de mim um " amor com tudo e com todos ", mas irá ajudar a me relacionar melhor com a comunidade da qual faço parte. Mesmo em meio a sociedade moderna, difusa e cada vez mais "antisocial", vemos que cada vez mais o tema tem sido altamente discutido, e que a falta dele pode e vai nos levar ao "caos total".

    ResponderExcluir
  2. Não vivemos em um mundo de sonhos, porem sempre idealizamos um mundo perfeito. É natural do homem estipular caminhos e metas que chegam com a promessa de corrigir os erros e levar a o caminho certo a se seguir.

    A Ética entra como um caminho que regulariza a convivência entre cada indivíduo, por sermos tão diferentes e termos opiniões e metas tão divergentes, precisamos de regras comuns que não sejam impostas, mas aceitas de forma a estabelecer relações que sejma comum e aceitável dentro de uma relação social, despertando por meio da ética o respeito e comunhão entre as ações.

    A falsa promesa do indivualimo

    Vivemos em mundo onde a ética é deixado de lado, onde o individualismo reina, e as metas individuais traçam a forma correta de se viver. Não olhamos no rosto das pessoas e nem consideramos elas indivíduos ou parte do nosso mundo, hoje muitas vezes passamos despercebidos por todos que nos cercam e normalmente so os consideramos o rival ou obstáculo em nossas metas.

    Vemos em nosso dia-a-dia o descaso e a injustiça com o ser humano, às vezes jogado em uma calçada em condições subumanas sem ao menos notarmos sua presença. Isso ocorre porque somos frutos de um paradigma que diz que as metas e o sucesso é mais importante que o ser como individuo.

    Como mudar?

    A ética não pode ser imposta deve ser absorvida e entendida ela deve propor o sucesso do bem comum levando assim a uma satisfação individual. Enquanto ficarmos na postura do individualista anti-social onde o que importa é a fama dinheiro e poder não romperemos esse paradigma que é imposto e ensinado desde q nascemos. Temos que estabelecer novas metas onde o respeito e o sucesso humano seja mais importante que o sucesso individual, temos que desenvolver uma nova ética onde essa não seja só matéria de discussão e sim de ação e transformação.

    ResponderExcluir
  3. Gabizinha :P11/03/2010, 18:19

    Lembra da praça Devid, não faz diferença até estar lá. Assim tambem pode ser considerado a Ética. não vejo a ética como um conjunto de regras, já que isso pode ser considerado tambem como leis que regem um estado ou país.

    Primeiro devemos considerar sim as pessoas como individuos, ser um individuo é ter caracteristicas proprias que o definem tal qual vc é, o coletivo só é possivel devido ao individualismo existente em cada ser humano desde sua essencia. o que seria esse SER como individuo???? o ser humano muitas vezes chega a decadencia devido a falta dessa caracteristica tão preciosa, desde que nao seja exagerada, pois sem ela poderiamos com mais facilidade do que atualmente nos tornarmos meramente mecanicistas e metodicos ao extremo. Como a satisfação coletiva vem antes da satisfação pessoal? se me faço satisfeito individualmente não estarei mais pré disposto a satisfazer as pessoas ao meu redor??? a ética tem que ocorrer primeiro em mim, se convivo e pratico ela, estou assim mais propenso a desenvolve-la no meu circulo social e familiar. e o que seria uma ação e transformação ética?? já que a mesma pode ser variavel de pessoa a pessoa???

    ResponderExcluir
  4. A ética não é apresentada como leis ou regras impostas, mas apresentadas de forma a servir como padrão para um julgamento moral.

    Dentro dessa nova ética cabe a interpretação e a contribuição individual do que você julga correto e errado. O grande lance é levar o individuo a refletir sobre sua importância e a responsabilidade que ele tem com o outro.

    Como seria essa responsabilidade? Reconhecer que sua ação tem efeito direto sobre o grupo que você convive. Quando você desperta essa responsabilidade com o outro você acaba que agregando em suas decisões uma responsabilidade social alcançando a satisfação comum.

    Essa ética não pede que você deixe sua essência e cuidado individual de lado, ela pede sua contribuição e sua reflexão como ser único no mundo. A sua interpretação das atitudes que se julgam corretas. Isso desperta o respeito entre as opiniões e acrescenta pontos de reflexões individuais que serão refletidas nas atitudes comuns.

    Não se trata da satisfação que vem primeiro, seja a individua, ou a comum. A ética apela que essa satisfação seja sadia equilibrando que exista relação entre suas necessidades e a necessidade dos outro.

    Esses pontos não deixam a sociedade mecanizada, pois o sistema que vivemos é sistematizado, nascemos e traçamos objetivos que na maioria das vezes são determinados por esse sistema.

    A proposta é romper com essa sistematização do lucro e do trabalho que move o mundo. E voltarmos nossos olhos para o individuo que elabora esse trabalho. Este tem que receber uma atenção especial uma atenção como ser de grande importância para o funcionamento de uma sociedade ou grupo, pois no mundo mecanizado o trabalho que você exerce é mais importante do que a pessoa que efetua.

    Temos que despertar esse interesse e essa responsabilidade com outro. Não serei hipócrita a ponto de dizer que isso é simples de se efetuar, pois muitas vezes se torna impossível colocar o outro em primeiro lugar. Mas isso só ocorre porque somos contaminados por esse sistema e esse exercício de mudança se torna cansativo e difícil, mas sem o primeiro passo não existe caminhada por isso a ética só transforma se for colocada em prática.

    Se você está na praça, mesmo que só de passagem e a manteve do jeito que ela estava assumindo uma responsabilidade de preservação, conservando para a próxima vez que retornara. com certeza para a próxima pessoa de passagem essa atitude fará toda diferença meso que ela não saiba.Isso é Responsabilidade comum.

    ResponderExcluir
  5. Gabizinha Lindinha :)12/03/2010, 05:46

    A moral são costumes impostos culturalmente ao homem, não deve servir de julgamento, ja que tambem pode ser diferente em sua totalidede variando de pessoa a pessoa, como seria entao esse julgamento moral, já que seria tao diferente dentro de um determinado grupo?? um julgamento moral não poderia, quem sabe, levar ao desenvolvimento entre grupos étinicos?

    Então não se deve afirmar que há uma " falsa promessa de individualismo " e sim uma promessa exageradade indivudualismo, visto que antes de se relacionar com os outros, o ser humano precisa definir-se e relacionar-se consigo mesmo, para obter um melhor resultado no desenvolvimento de suas ações e no entendimento das demais culturas e ações, que o homem executa. Como seria a minha responsabilidade com o outro, se o mesmo não tiver, primeiramente, uma responsabilidade com ele mesmo???? seria possivel respeitar o outro, em sua totalidade, me desrrespeitando?

    Concordo Devid, mais e quando essa satisfação para o bem comum é mais importante do que para o bem individual?, não se teria então uma falsa ética? acredito que ambas tem que serem dosadas na medida certa, pois do contrario teriamos dois extremos, divergentes entre si.

    Muito confuso isso. Se reflito como SER ÚNICO como posso chegar a uma reflexão comum? Haveria alguma atitude correta se não houvesse julgamento das mesmas??? porque julgamos as atitudes se esse julgamento é baseado na moralidade? essa ética entao não se enquadraria em diversos ambitos sociais e economicos que se apresentam hoje no Brasil e no mundo.. como então poderiamos chegar a conceitos éticos para o bem comum, se em outros lugares esse bem não é considerado um bem de fato??? e o que pra vc seria esse bem????

    Como posso relacionar a minha satisfação individual com a satisfação comum, sem que se crie uma distorção entre essas satisfações? A minha satisfação é necessaria para que eu possa, assim, procurar uma satisfação que possa ser benéfica a todos as pessoas do meu ambito social. e o que seria essa satisfação sadia que a ética apela, e como chegar a esse equilibrio de satisfações sem que eu acabe me prejudicando e prejudicando meu grupo?

    Porque então a maioria das pessoas preferem viver nesse sistema, que dá mais importancia ao trabalho do que o que da mais importancia a pessoa que o executa???? Se darmos essa importancia da qual vc fala para o executante, não poderiamos ter, quem sabe, não poderia haver um caos???? se colocarmos o outro em primeiro lugar, estariamos vivendo falsamente?? digo não vivo para atender as minhas necessidades e me satisfazer de alguma forma, e sim para em primeiro lugar satisfazer o outro, se todo mundo for tentar satisfazero outro qual seria o sentido do ser único? que se satisfaz muitas vezes de modo diferente do outro?

    A Praça..... essa ficou muito bem exposta heim rsrsrs, mais se a praça-ética não estivesse lá haveria diferença?? ja que antes passavam por ali todos os dias e nunca fazia diferença se ela estava la ou não.

    ResponderExcluir
  6. bom gente...esse debate ai te quente hein...como eu confesso que não estou muito "a fim" de filosofar hoje, vou fazer apenas uma pequena observaçao...bom...1° eu acho que a verdade não existe por que a verdade pode ser resumida ao que "eu acredito", porém como estou sempre em construção, eu posso acreditar em algo hoje e amnha acreditar em outra...a ética são regras "impostas"( mas que muitas vezes sao descumpridas)para um bom convivio social...mas nem sempre o que vale para o "todo" vale para certas situaçoes...as vezes vc tem que sair da etica e se arriscar...para salvar uma vida por exemplo...se fala muito em etica profissional, mas acho que vc "dar as costas" para certas possibilidades so por causa da etica nao acho certo...prescisamos por um pouco de "ordem" na casa para poder as coisas fluirem, mas tabem nao devo me prender as ordens a ponto de ficar estagnado a segui-las..."para cada situaçao ha uma solução"...ética ou não...eu não sou ética o tempo todo, nem ninguém é...e tabem nao abro mão de meu convivio em nome da etica...e o que fazemos?bom, sabendo escolher entre as possibilidades e respeitando a liberdade do outro podemos conviver em paz...

    ResponderExcluir