terça-feira, 9 de março de 2010

Trechos para refletir!

Nossa natureza interior é indestrutível, porque somos apenas uma manifestação da força da vida, a vontade, a coisa em si que continua existindo eternamente.

Trabalho, preocupação, cansaço, problemas é o que enfrentamos quase a vida inteira. Mas se todos os desejos fossem satisfeitos de imediato, com que as pessoas se ocupariam e como passariam o tempo? Suponhamos que a raça humana fosse transferida para a Utopia, lugar onde tudo cresce sem precisar ser plantado e os pombos voam assados ao ponto, onde todo homem encontra sua amada na hora e não tem dificuldades com ela: as pessoas então morreriam de tédio, se enforcariam, se estrangulariam ou se matariam, e assim sofreriam mais do que já sofrem por natureza (Schopenhauer, citado por Yalom, 2006, p. 224).

DESAFIO DO COTIDIANO: como ser ético no mundo arbitrário em que vivemos? Estamos dispostos  a renunciar a conveniência social em nome da ética para o bem coletivo?
O QUE FAZER?

Se houvesse  apenas um ser humano no universo, o sentido de tempo seria bastante simples. Mas acrescente apenas mais um e, bem, você conhece a história. Cada escolha cria ondulações ao longo do tempo e dos relacionamentos, ricocheteando em outras escolhas (YOUNG, 2008, p.163).

Os paradigmas dão força às percepções e as percepções dão força às emoções. A maioria das emoções são reações àquilo que você percebe: o que acha verdadeiro numa determinada situação. Se sua percepção for falsa, sua reação emocional a ela também será falsa. Então verifique suas percepções e além disso verifique a verdade de seus paradigmas, dos seus padrões, daquilo em que você acredita. Só porque você acredita firmemente numa coisa não significa que ela seja verdadeira. Quanto mais você viver na verdade, mais suas emoções irão ajudá-lo a ver com clareza (YOUNG, 2008, p.183 e 184).

sexta-feira, 5 de março de 2010

Apresentações em 2010

Dia 27 de março de 2010, o Filosofança vai se apresentar, as 11:30h, na inauguração do Bosque em São Sebastião. O Bosque fica em frente ao CEF do Bosque, no Bairro Bosque, ou seja, é muito fácil encontrar. Dessa forma, todos que quiserem por favor nos prestigiem nessa apresentação!!!
Dia 01 de março de 2010, o Filosofança se apresentou na Escola Park 308 sul na abertura do curso de Formação para os Conselheiros Tutelares de Brasília-DF. Foi emocionante, porque o público recebeu o projeto com muito carinho e a organização do evento nos ofereceu uma excelente estrutura. O palco da escola é maravilhoso, tem iluminação, um ótimo som e um técnico muito prestativo; além disso tivemos transporte, participamos do coquetel de enceramento do evento (os alunos tiveram o seu lanche fundamental) e recebemos muitos elogios.
Os integrantes do projeto estão de parabéns!!! A cada dia se superam e tocam mais fundo o coração de quem os assiste!!!

1º apresentação do Filosofança que aconteceu no CEM 01 de São Sebastião (2007)

Filosofança no CAIC-UNESCO

Meus queridos, agora nossos encontros do Filosofança serão no CAIC/Unesco, às quintas-feiras (19:00h às 21:00h, no pátio coberto-Percussão, com o professor Teo); às sextas-feiras (18:00h às 21:00h, no pátio coberto, curso do Prêmio Atitude Cidadã de 2009, com o professor Pedro Martins) e aos sábados (09:00h às 13:00h, no Ginásio e no Pátio coberto, com Gigliola Mendes e Pedro Martins- este professor estará conosco até 16/04/10).

*******ATENÇÂO: sábado, dia 06/03/10, já será no CAIC!!! Tragam os figurinos, para apresentarmos a coreografia dos 5 minutos para o professor Pedro Martins!

*******TRAGAM TAMBÉM ROUPAS ADEQUADAS PARA VOCÊS FAZEREM A AULA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA!!!

BEIJOS E ATÉ...

Ainda não temos o nosso espaço, o Espaço Filosofança, mas sei que um dia conseguiremos realizar esse sonho!!!